Novelas em Rede: El Color De La Pasion

Vamos lá... Não estava nos meus planos ver essa novela. A princípio por não conhecer o elenco principal e achar que era uma novela sem conteúdo. Porém, os promos (teaser) de divulgação começaram a me chamar atenção e quando vi o trailer, comecei a achar a novela muito mais interessante, mesmo sem ter começado a assistir. Os verdadeiros críticos começaram rapidamente criticar no bom sentido, esta telenovela e sempre destacavam três coisas: a originalidade, o ritmo e o elenco bem equilibrado recheado de belas atuações e caras novas. Então foi aí que eu cheguei a conclusão: Tenho que ver essa novela agora!!!


Sinopse e Personagens:

Inicia no ano de 1990, Adriana Murillo (Ariadne Diaz) e Alonso Gaxiola (Horacio Pancheri), são um casal jovem com uma relação sólida e que estão esperando sua primeira filha. Alonso é dono de uma fábrica em Puebla. Rebeca (Michelle Renaud) e Magdalena (Ana Isabel Torre) são irmãs de Adriana e vivem com eles já que eram órfãs. Todos vivem em aparente harmonia sem perceber que Rebeca é uma mulher caprichosa e retorcida, más com inteligencia suficiente para passar na frente de todos como um anjo.

Esmeralda Pimentel (Lucía), Erick Elias (Marcelo),
Ximena Romo (Nora), Claudia Ramirez (Rebeca) e
René Strickler (Alonso)
Apenas Magdalena conhece os defeitos de sua irmã Rebeca e suspeita de suas verdadeiras intenções. Rebeca sempre foi apaixonada por Alonso e por isso sempre sentiu inveja de sua irmã Adriana. Esse sentimento fica mais forte cada vez que Rebeca vê Adriana feliz e grávida junto ao seu marido. Um acidente mudará o destino de Adriana e Alonso. Ela morrerá e sua bebê, uma preciosa menina chamada Lucía, se salvará. Deprimido, Alonso se apega a sua filha Lucía como único consolo e Rebeca aproveitará a situação para se casar com Alonso. Vinte e quatro anos depois, o destino faz Lucía (Esmeralda Pimentel) conhecer a Marcelo (Erick Elias), o qual chega na vida dos Gaxiola com a sede de vingar a morte de seu irmão, que era amante de Rebeca (Claudia Ramirez). Pouco a pouco, Marcelo vai se apaixonando por Lucía e criando um amor profundo que será coberto com intrigas, problemas e mal entendidos. O passado que regressa e envolve o presente com tragédias que são o pão de cada dia desta família, onde o oculto virá a luz.

Dados e Trailer:


Total de 121 capítulos, produzida no México por Roberto Gómez Fernández.

Atuações e Personagens

Este é um dos pontos fortes da novela, um elenco que mescla, sem que se note, grandes figuras do gênero com pessoas que estão começando na carreira. Caras com uma grande trajetória por trás de si e caras novas, o qual se agradece muito. No geral, são personagens normais e humanos que acertam e erram, que amam e que se detestam. Se agradece também a escolha do elenco para participar da primeira fase que ocorreu nos anos 90 e ao elenco da época atual, tanto na questão de semelhanças, como na caracterização e interpretação dos personagens.

Esmeralda Pimentel (Lucía) e Erick Elias (Marcelo)
Vamos começar pelo casal protagonista da história, Esmeralda Pimentel, que foi, acredito que para todos, um grande descobrimento. Quase ninguém a conhecia, mesmo tendo participado de algumas novelas antes, demonstrou que tem muita maturidade e que seguramente chegará longe. Atua de maneira muito natural, encarnando a personagem até o ponto de simpatizar com o público de uma maneira que poucas conseguem. Porém, um ponto fraco da personagem foi cair nas mentiras de sua irmã no decorrer da história. O galã de Esmeralda é Erick Elias, na pele de Marcelo. O personagem no início me parecia um pouco sonso, más de acordo com os avanços que a novela vai tomando, vamos conhecendo um personagem que também demostra carinho. Erick conseguiu fazer o que ninguém havia conseguido e sua química com Esmeralda nos deu um casal terno e adorável, apesar dos contratempos e obstáculos a serem superados ao longo da história. A terceira em discórdia é Rebeca, interpretada pela grande atriz que regressa a Televisa depois de anos, Claudia Ramírez. Rebeca não é mal, porém as circunstâncias de sua vida transformaram ela em uma mulher fria, distante e capaz de tudo para manter sua reputação e de sua filha.

Ximena Romo (Nora)
Na verdade, são duas as Rebecas que existem, já que junto a essa mulher fria, séria e calculista, se esconde uma Rebeca maternal e adorável, que nos deixa umas cenas preciosas cada vez que aparece junto de sua filha Nora. E já que menciono a Nora, devo comentar que Ximena Romo tem sido um grande descobrimento. Nos deu de presente uma personagem doente, uma mulher esquizofrênica e com transtornos de bipolaridade que em um momento aparenta está bem e no outro chega ao ponto de chorar sem controle ao ponto de se suicidar. É uma versão jovem de Rebeca, ainda que mais doente e transtornada. Nora foi uma personagem que seguramente abrirá muitas portas para Ximena. Começando a falar das figuras pesadas citamos René Strickler, que na história interpreta a Alonso, um homem de bom coração, pai de Lucía e Nora, e esposo de Rebeca. É outro personagem que também dá certa pena, porque por trás do falecimento de sua primeira esposa, se observa que não levanta a cabeça, que é infeliz e que a única coisa que o mantém nesse mundo são suas filhas e um pouco mais. É um personagem adorável, com essa ternura que só um ator tão carismático como René sabe dar a seus personagens. A química que teve com suas filhas foi tremenda.

Esmeralda Pimentel (Lucía) e Eugénia Cauduro (Magdalena)
Outra que também tem uma personagem adorável é Eugenia Cauduro que interpreta Magdalena. É uma mulher que iria se encaixar muito bem com Alonso, porque são exatamente iguais no caráter e na forma de ser. Havia muito tempo que não via a Eugenia e devo reconhecer que me encantou voltar a ver-la com uma personagem tão terna e que ela já sabia levar muito bem, mantendo uma grande química com Pablo Valentin (Mário), seu noivo e depois marido na telenovela. Foi um prazer voltar ver Pablo em um personagem fixo e tão especial, pois é um homem quarentão que vive solteiro até que se encontra com Magdalena, por quem se apaixona. Devemos também mencionar a personagem Dona Milagros, a mãe de Marcelo, interpretada magistralmente pela grande atriz Helena Rojo. Mãe controladora e com um tom de vilã que há tempos não havia visto na televisão. Helena Rojo é uma dessas atrizes que sempre dá gosto de ver nas telas, fazendo uma personagema que seja e ao seu lado tem uma atriz como Angelina Peláez (Rafaela), com quem divide grande parte das cenas e que tem uma grande química (Angelica, por sua vez, tem uma química bestial com Erick, ainda que na historia seja sua babá, tem mais afeto do que sua própria mãe). Desfrutamos muito com as disputas entre Milagros e Rafaela que surpreendeu muito com o final que ambas tiveram. Outro personagem terno, adorável e o protótipo de avô que todos sentimos vontade de ter é Nazário, interpretado por um grande mestre de atuação, o senhor Luis Couturier. O mesmo que comentamos para Helena, podemos dizer de Luis. É um ator que vai adiante em qualquer papel e que nos deu bons personagens, como Don Nazário. Teve uma grande química com Patricia Reyes Spíndola, sua esposa na novela e com Marcela Morett (a adorável Normita).

Moisés Arizmendi (Amador)
Comentei no início que estava agradecido de ver caras novas (pelo menos, para mim são caras novas). Entre elas, destaco a Moisés Arizmendi, como Amador, um personagem carregado de inveja e receio até com seu melhor amigo Alonso e com seu eterno inimigo Marcelo, que se transtorna de uma maneira espetacular durante a telenovela e que no final se transforma no próprio vilão. Não conhecia Moisés, más sua interpretação foi genial e o mesmo digo para Montse Marañón (Brígida), sua esposa na trama, ainda que também deva criticar os escritores pelo pouco destaque que deram a uma personagem que poderia ganhar muito mais peso. Me encantei também por Arcelia Ramírez, uma atriz que eu não conhecia, com o papel de Sara Ezquerra e todo o que essa doutora transmite para o público (sua relação com Alonso é muito envolvente e a forma que ela fica quando a relação acaba é surpreendente). No elenco juvenil destacamos Ilse Ikeda (como Lety, a melhor amiga de Lucía, com quem mantém uma grande relação de amizade que parece real), Javier Jattin (como o psiquiatra Román, com um triste passado a seu redor), Natalia Guerrero (como Daniela, a ex de Marcelo, que para mim, me surpreendeu na reta final do que no começo) e Mauricio Abularach, como o protótipo de amigo que todos ou quase todos queríamos ter, o bom Sergio Mondragón.

Elenco na apresentação da telenovela
Antes de terminar de falar dos personagens em geral, gostaria de mencionar também Lalo España e Gloria Izaguirre (Lalo e Tere) e sua relação que surge de um amor a primeira vista.

Histórias

A história principal (homem quer se vingar da mulher que está por trás do suicídio de seu irmão) lembra a princípio um pouco "La Mentira" na versão de "Cuando Me Enamoro". Porém é apenas uma lembrança mesmo, pois ainda que tenha um pouco de outras novelas, El Color De La Pasion é uma história original.

Esmeralda Pimentel (Lucía), René Strickler (Alonso),
Claudia Ramírez (Rebeca) e Ximena Romo (Nora)
Uma trama que transcorre em 1990 e a história da vingança é o ponto de partida da novela. Enquanto o primeiro continua por resolver quase até ao fim (quando você descobre que o que parecia ser um acidente foi apenas um homicídio imprudente), a outra se resolve por volta do capítulo 80 da telenovela. A partir deste momento até o final, a trama segue através de histórias derivadas e conectadas com algumas das telenovelas expostas antes. A história sentimental por excelência é a de Lucía e Marcelo. Seu amor leva tempo para se materializar e, compreensivamente, pois ela é deixada no altar logo no início justo no momento que Marcelo chega a Puebla. No entanto, aos poucos Lucía vai se abrindo para um novo amor e a química entre os protagonistas nos deixa um casal cativante. As tentativas de Rebeca e Nora para separar Lucía de Marcelo são as mais normais possíveis (mentiras, enganos, mal entendidos, ...). Destaco neste contexto como se resolve a história da possível gravidez de Lucía, de uma maneira muito simples que nunca tinha visto (acredito eu) em uma telenovela. Junto a história amorosa de Magdalena e Mario (que pode parecer ridículo pelo fato dos dois terem mais de 40 anos estando a ponto de se casarem), devemos também destacar as histórias amorosas de Nazário e Normita, Alonso e Sara, Letty e Sergio (com a anterior paixão de Letty por seu chefe) e também de Lalo e Teresa (ainda que valha mencionar a violação sexual de Teresa).

Luis Couturier (Nazario) e Marcela Morett (Norma)
A telenovela se desenrola em um ritmo bom, mantendo sempre um grande mistério, tensão e dando adeus a grandes personagens no decorrer do caminho. O final é bem coerente e todas as questões que ficaram abertas ao longo do caminho se fecham. Outro fato que gostei muito é que nas diferentes histórias, os personagens dividem com o público vários segredos que outros personagens não sabem e demoram a descobrir. Também gostei do simbolismo que de certa forma é apresentado na novela por parte da decoração em vários cenários e a questão da arma que matou o irmão de Marcelo, onde a arma é levada com ele para Puebla, etc... Foram questões simbólicas que para muitos chamam a atenção. Fechando a história da telenovela, devemos citar o final história de vários personagens como Nora que depois de descobrir toda a verdade sobre sua mãe decide se matar de uma forma que muitos elogiaram, pelo fato que tudo foi bem feito.

Concluindo:

El Color De La Pasion foi gravada integralmente em Puebla, com algumas cenas gravadas na capital, Cidade Do México e gosto muito do toque que dá a telenovela pelo fato que se ambienta em uma província. A novela mostrou muito da ambientação da cidade de Puebla e tudo foi gravado sem necessidade de colocar efeitos de Chroma, nem algo do tipo. Junto a Puebla devo destacar obrigatoriamente as praias paradisíacas que se mostram em três ou quatro ocasiões na telenovela, ainda que não nos falem onde ficam localizadas. Agradeço também que nos tenham presenteados com a história de artesanatos de cerâmicas que são produzidas na fábrica comandado por Alonso.

Decoração interior da casa dos Gaxiola
Sobre a decoração no geral, a casa dos Gaxiola é espetacular por fora e as decorações fazem que muitas vezes a gente se esqueça de tudo que vimos como o interior da casa que não é mais que um conjunto de decorações localizada em um dos estúdios da Televisa. Há outras decorações muito alcançadas como o apartamento de Lucía, Marcelo e até o de Daniela, também a casa dos Ezquerra e a fábrica dos Gaxiola. Não me agradei muito do escritório de Mario (me parece muito pouco antiquado) e outros detalhes do mesmo que me pareceu muito bagunçado.

Erick Elias e Esmeralda Pimentel na fábrica dos Gaxiola
E falando de decoração, uma coisa a respeito do hospital... Porque todos os personagens que passam pelo Hospital de Santa Elena, sempre vão para o quarto 202? Não existem outros quartos neste hospital? Não tenho nada do que falar dos temas musicais. O tema de abertura, "Hoy Es Un Buen Dia" não foi composto diretamente para a novela e parece que foi pois é uma música maravilhosa. As músicas instrumentais que envolve as cenas de suspense, mistério e românticas foram excelentes. O vestuário também foi excelente e não há nada para reclamar. Acabo também destacando a grande direção de cenas que nos deixou uma telenovela repleta de efeitos espetaculares, principalmente na morte de alguns personagens.

Resumindo, é uma telenovela curta, original e inédita, com um ritmo narrativo excelente e com pequenas doses de mistério, tudo isso por baixo de uma direção de cenas que merece um Oscar, pois há muito tempo não tinha visto nada parecido. Foi um grande sucesso no México. Muitos podem não ter visto ainda e falam que é uma novela violenta, más não é, até porque no horário que foi exibida seria totalmente censurada. Há algumas cenas fortes, principalmente nos últimos capítulos, más não se considera uma novela violenta. "Se você ainda não viu essa novela, veja, garanto que não se arrependerá, assim como eu."

Texto Original: Hablemos de Telenovelas
Tradução: Jonatha Santos; Mirella Figueredo
Adaptação: Elisabete Tobias

Link para download dos capítulos: El Color De La Pasion
Acompanhe a gente nas redes sociais: Facebook e Twitter

4 comentários :

  1. Bem redigido, elaborado, com imagens e vídeos. Está ótimo Jonatha. Imagino o quão complicado foi traduzir este texto. Isto é louvável. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu amigo! Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. parece muito interessante essa novela, ja quero assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa essa novela. Garanto que você não vai se arrepender.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.